Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de judô de MS incentiva projeto social para prática do esporte

Presidente Marcos Cristaldo, Vereador João Rocha e Sensei Altamir com as crianças do projeto Avança Judô
Presidente Marcos Cristaldo, Vereador João Rocha e Sensei Altamir com as crianças do projeto Avança Judô

Existente no estado há sete anos o projeto Avança Judô criado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com a Infraero tem agora suporte total da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS). O projeto que visa auxiliar e incentivar a prática de judô e diminuir a evasão escolar, é uma ferramenta de inclusão social para crianças e adolescentes dos 7 aos 14 anos e funciona através do suporte técnico e financeiro, tendo como público alvo as crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade nas comunidades dos arredores de aeroportos administrados pela Infraero.

Na quinta-feira, 25, o presidente da Federação de Judô de MS, Marcos Antônio de Moura Cristaldo, visitou o projeto junto ao vereador do município João Rocha para avaliar o crescimento do programa e reafirmar o apoio, levando o esporte para todos os grupos sociais, independente da condição financeira. Em Campo Grande os treinos acontecem no bairro Serradinho dentro da escola municipal Coronel Sebastião Lima.

Durante o encontro João Rocha relembrou o início da carreira esportiva do atual presidente da federação, Marcos Cristaldo, que um dia já teve como professor e incentivador o vereador, “Chamo ele de sensei até hoje”, friza o presidente – sensei é a denominação respeitosa dada aos treinadores de judô e que significa professor, em japonês. “Quando eu ponho essa segunda pele eu fico emocionado”, completa João Rocha, ensinando às crianças do projeto a lição de que o judô tem uma série de responsabilidades e valores que, metaforicamente, o ato de vestir o kimono representa.

O Avança Judô também auxilia outros 6 estados e o distrito federal, somando mais de 1.800 crianças, sendo 150 de Campo Grande, os outros estados contemplados são: Roraima, Amapá, São Paulo, Maranhão, Pernambuco e Minas Gerais. O projeto trabalha com a doação de kimonos, tatames e toda estrutura física necessária para a prática esportiva e ainda proporciona a remuneração de professores capacitados para manter a qualidade dos treinamentos e colocar em prática a ideia de inserção social integrada ao esporte.

Sobre a repercussão desses sete anos de desenvolvimento do projeto o presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Campo Grande relata, “Existem crianças que estavam em fator de risco e esse projeto deu um novo rumo à vida deles, nós como liderança das comunidades só temos a agradecer” e em discurso a professora, da escola sede do programa, Gisele Zuza ressalta, “O esporte é essencial, esse projeto só tende a contribuir na vida das crianças, dentro e fora da escola”.

Mayara da Quinta 

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas